top of page
  • Foto do escritorAdmin

Graus Iniciáticos

Atualizado: 10 de ago. de 2021



A Ordem do Lotus Negro (O.L.N) é uma Tradição Oculta Iniciática hierarquizada em 9 degraus ou graus divididos em três classes: Templo Externo (exotérico), Interno (mesotérico) e Secreto (esotérico). Estes três extratos estão alinhados com os três níveis de iniciação gnóstica que são:


* Híliaco ( identificação com o corpo e a personalidade).


* Psíquico (identificação com o Daemon individual, o Eu Superior)


* Pneumático ( identificação com o Daemon Universal, o Logos )

Em um desses três extratos existem 3 Graus necessários para o aprimoramento espiritual do Iniciado que são:


Templo externo: Neófito, Zelator e Peregrino.


Templo Interno: Philosophus, Adeptus Daemones e Magus Illuminati


Templo Secreto: Sacerdote Mystae, Sacerdote Arconte e Sacerdote Epoptae


Os graus da O.L.N. estão baseados na jornada mística do iniciado através das oito esferas planetárias da Lua até Saturno e a oitava esfera - a faixa das estrelas fixas, o "Primum Mobile". Na tradição ocultista as esferas planetárias tem relação com os chakras cósmicos do corpo de Adão Kadmon (o Homem Celeste) e encontram suas correspondências com os sete centros de energia do corpo (chakras) e com as forças astrológicas, angélicas, daemônicas e elementais da natureza.


No grau de Neófito o membro está em fase de provação e estudos. Ele apenas iniciou sua jornada nos mistérios de nossa tradição. Ele participa de um Treinamento em Ocultismo Teúrgico e Cerimonial que dura em torno de um ano e seis meses. Esse treinamento é realizado através de um sistema EAD. Durante seu tempo de estudos o aluno pode evoluir nos graus do Templo externo. Para isso deve requerer sua admissão na ordem e aguardar orientações.


Tudo correndo conforme o planejado o aluno evolui para o primeiro Grau da Ordem (Zelator) e assim por diante conforme descrito abaixo:


Templo Externo

0° Neófito = Esfera dos Elementos

I° Zelator = Esfera da Lua (Levanah)

2° Peregrino = Esfera de Mercúrio (Kokab)


Templo Interno

3° Philosophos = Esfera de Vênus ( Nogah)

4° Adeptus Daemones = Esfera do Sol ( Shamesh)

5° Magus Illuminati = Esfera de Marte (Madim)


Templo Secreto

6° Sacerdote Mystae = Esfera de Júpiter (Tzedek)

7° Sacerdote Arconte = Esfera de Saturno ( Shabatai)

8° Sacerdote Epoptae = Esfera das Estrelas Fixas representada por Urano


Somente os graus do Templo externo podem ser realizados à distância. A partir dos Templo Interno as iniciações são presenciais.


Estes graus não são apenas títulos hierárquicos mas níveis de conhecimento mágico-esotérico similares à níveis de uma escola pois a O.L.N funciona como um aparelho mágico alimentado pela energia oculta canalizada por seus membros. Daí a importância das iniciações e exercícios cada Grau pois a Ordem é acima de tudo, um engenho de Alta Magia ou Mandala Mágica, que se encontra no Plano Etérico. Sua estrutura energética é sustentada pelos esforços espirituais de seus iniciados.


É oferecido aos iniciados do Templo Interno a oportunidade de fundarem seus próprios acampamentos ou Lojas. Neles o trabalho mágico-esotérico assume uma natureza mais independente e os titulares tem autonomia na condução dos trabalhos de cada acampamento. A iniciação nos Graus da O.L.N somente poderá ser efetivada em uma Loja que tenha um Templo devidamente equipado e que seu representante esteja munido de carta-patente de iniciador até seu o seu Grau.


O Templo Secreto é formado por iniciados que alcançaram um grau superior de proficiência nos cerimoniais e ensinamentos de nossa tradição esotérica. Um sacerdote da Ordem do Lotus Negro segue seu próprio caminho espiritual pois não necessita de suportes ou orientação. Ele tem o dever moral de desenvolver-se cada vez mais em direção a sua Luz, na realização consciente de seu Destino ou Lenda Pessoal.


Os verdadeiros mistérios da O.L.N são considerados gupta-vidyâ (conhecimento secreto ou oculto) e são transmitidas dentro do sistema parampara, o que define uma tradicional sucessão de mestres e alunos, onde a gnose (conhecimento) é passado, sem ser diluído, através de iniciações presenciais e transmissão oral.


Ao atingir o 8° Grau (Sacerdote Epoptae) o iniciado recebe o Cedro de Ptah-Seker-Osíris.


Aqui começa o verdadeiro trabalho em Alta Magia. Como um Sacerdote Epoptae o sacerdote domina a Teurgia do Fogo Criador e iguala-se a um Demiurgo, um Criador de planos dimensionais ou universos mágicos, que interagem com o mundo tridimensional que habitamos. No Laboratório do Espírito Santo ou Terceiro Logos (Kundalini Cósmica) ele realiza a divina alquimia do Nous-Demiurgo, de Abraxas dos gnósticos, de Ptáh dos egípcios, do Vulcano da mitologia greco-romana, que é a base de nosso Universo manifesto.


Ele (ou ela) torna-se um Archote, um canal-vivo para o afluxo do Akasha-Shamballiano, mantendo contato astral com a Consciência Iniciática dos Mestres Ocultos de nossa Sagrada Ordem.



1.198 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page