Graus Iniciáticos
- Admin

- 6 de jul. de 2017
- 5 min de leitura
Atualizado: 6 de nov.

A Ordem do Lotus Negro (O.L.N) é uma Tradição Oculta Iniciática hierarquizada em 9 degraus ou graus. Estes graus estão organizados em ordem decrescente e são divididos em três classes, estando cada grau em correspondência com uma esfera planetária da Kabalah.
Templo externo ou Átrio.
9° de Neófito = Esfera dos Elementos ou Terra (Malkuth)
8° de Zelator = Esfera da Lua ( Yesod )
7° Grau de Peregrino = Esfera de Mercúrio ( Hod )
Templo Interno ou Santuário.
6° Philosophos = Esfera de Vênus ( Netzah)
5° Adeptus Daemones = Esfera do Sol ( Tiphareth )
4° Magus Illuminati = Esfera de Marte ( Geburah)
Templo Secreto ou Santo dos Santos.
3° Sacerdote Mystae = Esfera de Júpiter ( Chesed )
2° Sacerdote Arconte = Esfera de Saturno ( Binah)
1° Sacerdote Epoptae = Esfera das Estrelas Fixas ( Chokmah e Kether )
Os graus da O.L.N não são apenas títulos hierárquicos, mas níveis de conhecimento mágico-esotérico similares aos níveis de aprendizagem de qualquer escola. A O.L.N funciona como um aparelho mágico alimentado pela energia oculta canalizada por seus membros. Daí a importância de iniciações e exercícios em cada Grau pois a Ordem é, acima de tudo, um engenho de Alta Magia ou Mandala Mágica, que se encontra no Plano Etérico. Sua estrutura energética é sustentada pelos esforços espirituais de seus iniciados.
É interessante observar que os oito graus da O.L.N estão contidos em três extratos ou classes: Templo externo, interno e secreto. Estes três extratos estão alinhados com os três níveis de iniciação gnóstica que são:
* Híliaco - identificação com os aspectos físico, emocional e mental da consciência.
*Psíquico - desidentificação da consciência-ego e despertar da autoconsciência ou consciência de si mesmo.
* Pneumático – conexão com o Daemon pessoal ou Atman, nosso Eu interior/Pneuma.
Sobre o grau de Sacerdote Epoptae
Um Sacerdote (isa) Epoptae segue seu próprio caminho espiritual. Ele ou ela não necessita mais de suportes ou orientação. Como sacerdote ou sacerdotisa todos tem o dever moral de desenvolver-se cada vez mais em direção a sua Luz, na realização consciente de seu Destino ou Lenda Pessoal. Aqui começa o verdadeiro trabalho em Alta Magia. Como um Sacerdote ou Sacerdotisa Epoptae ele/ela busca o domínio do Fogo Criador e iguala-se a um Demiurgo, um Criador de planos dimensionais ou universos mágicos, que interagem com o mundo tridimensional que habitamos. No Laboratório do Espírito Santo ou Terceiro Logos (Kundalini Cósmica) ele realiza a divina alquimia do Nous-Demiurgo, de Abraxas dos gnósticos, de Ptáh dos egípcios, do Vulcano da mitologia greco-romana.
Ele (ou ela) torna-se um Archote, um canal-vivo para o afluxo do Akasha-Shamballiano, mantendo contato astral com a Consciência Iniciática dos Mestres Ocultos de nossa Sagrada Ordem.
Sobre filiação e condições de representação da O.L.N.
A filiação e iniciação nos Graus da O.L.N é livre a qualquer indivíduo acima de 18 anos que seja independente social e financeiramente e não tenha antecedentes criminais.
A única exigência é que o candidato seja um associado da Ordem e tenha concluído, ou esteja se formando, no curso de Alta Magia do Lotus Negro. Este curso constitui etapa preparatória para iniciação na O.L.N. Ele envolve cerimoniais, meditação e conhecimento (gnose) como habilidades básicas necessárias para a Grande Obra empreendida por aqueles que buscam o sacerdócio magista. Este e outros cursos complementares oferecidos pela Ordem servem como veículo externo de transmissão dos ensinamentos esotéricos.
O processo iniciatório aos graus da O.L.N não exige a presença física do candidato e pode ser realizada à distância. Entretanto existe a possibilidade de uma iniciação presencial o qual é cobrado um valor referente ao esforço empreendido para organizar tal evento. Se esse for seu interesse entre em contato conosco.
No que diz respeito a ser um representante de nossa Ordem isso exige que o interessado possua o grau de Sacerdote ou Sacerdotisa Epoptae, ou seja: que tenha concluído todas as iniciações de nossa irmandade. Existem outras condições requeridas, a principal delas é que ele/ela possua uma Carta Patente que é um documento concedido pela O.L.N, que confere a seu titular a exclusividade para abrir uma Loja Teúrgica em sua cidade, estado ou País.
A O.LN faz seus associados trabalharem, transmitindo-lhes as instruções e auxiliando individualmente em seus estudos, exercícios e rituais. Entretanto os verdadeiros mistérios da O.L.N são considerados gupta-vidyâ (conhecimento secreto ou oculto) e são transmitidas dentro do sistema parampara, o que define uma tradicional sucessão de mestres e alunos, onde a gnose (conhecimento) é passado, sem ser diluído, através de iniciações presenciais e transmissão oral.
O processo hermético-gnóstico de ascensão aos graus
Os graus da O.L.N. estão baseados na jornada mística do iniciado através das oito esferas planetárias da Lua até Saturno e a oitava esfera - a faixa das estrelas fixas, o "Primum Mobile". Na tradição ocultista às esferas planetárias tem relação com os chakras cósmicos do corpo de Adão Kadmon (o Homem Celeste) e encontram suas correspondências com os sete centros de energia do corpo (chakras) e com as forças astrológicas, angélicas, daemônicas e elementais da natureza.
O modelo das esferas celestes diz respeito a uma esfera imaginária de raio infinito, com a Terra no centro, usada para mapear a posição dos objetos no céu.
No centro do modelo está a esfera da Terra e os quatro Elementos (terra, água, ar e fogo) do mais pesado ao mais leve. É a camada conhecida como mundo sublunar, está abaixo da Esfera da Lua (Levanah) e onde sentimos os efeitos da Natureza e as transformações da matéria. A Esfera da Terra é a base, a estrutura para ascensão às esferas superiores de vida e consciência.
Em seguida temos os “sete planetas visíveis” dos antigos, começando pela Lua seguida por Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno. Deve ser considerado, contudo, que cada uma das sete Esferas, e seus planetas físicos, é a projeção ou reflexo de algum dos sete Planos do sistema solar. A oitava esfera é a do Firmamento, ou das Constelações do Zodíaco que observamos num céu noturno, representada por Urano ( mas que inclui Netuno e Plutão também). A oitava esfera simboliza Planos de Existência (ou de iniciações) que vão além de nosso sistema solar.
Nota sobre os Mistérios de Shamballa
Para alguns ocultistas da linha teosófica a Esfera física da Terra constitui, em sua totalidade, o corpo físico do Logos Planetário do esquema terrestre, que reina a partir de sua excelsa Morada Etérica, chamada Shambala , situada geograficamente no deserto de GOBI, na Ásia Central. Lendas e doutrinas Trans-himalaicas contam que Shamballa é a primeira manifestação da Fraternidade Branca na Terra e morada dos Sete Senhores de Luz, os "Reis Divinos" (Os Deuses de Shamballa), também conhecidos como: "sete espíritos perante o trono de Deus", quer dizer perante o Velador Silencioso, o Logos Planetário também conhecido como "Rei do Mundo".
Shambala não é uma realidade física; é um reino ou lugar misterioso que existe suprafisicamente nos planos superiores da manifestação. Os mestres afirmam que Shambala é um "estado" de consciência que só pode ser alcançado através da exaltação do poder espiritual do fogo sagrado nos recessos mais profundos do coração humano.




Parabéns, aqui nota-se tratar de uma Ordem Séria e não só Online, há uma sede, há um templo.